O Conselho Nacional de Secretários de Educação emitiu uma Nota Pública a respeito da publicação do edital com o cronograma do ENEM 2020. A seguir, o texto na íntegra:
NOTA PÚBLICA
A respeito do cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020, previsto no Edital nº 25, publicado na edição desta terça-feira, 31 de março de 2020, pelo INEP/MEC, no Diário Oficial da União, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) manifesta profunda preocupação quanto às datas divulgadas, uma vez que estão suspensas as aulas nas escolas em todo o território nacional, bem como pelos prejuízos para os estudantes, especialmente de escolas públicas. Não há dúvidas de que os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio são os que sofrem o maior impacto. Por isso, a importância do diálogo e do olhar para os mais afetados neste difícil momento da pandemia do COVID-19. Mais uma vez, o CONSED destaca a necessidade de que as decisões sejam tomadas a partir do entendimento com as instituições responsáveis pela Educação Básica no Brasil. No caso do ENEM, é importante o alinhamento com as Secretarias Estaduais de Educação.
Para o CONSED, a manutenção do calendário publicado, especialmente das datas de realização das provas, deverá ampliar as desigualdades entre os estudantes do Ensino Médio em todo o país no acesso às instituições de Ensino Superior. Mesmo considerando as soluções e ferramentas que estão sendo implantadas nas redes privadas e públicas para minimizar as perdas do período de suspensão das aulas presenciais, elas não chegarão para todos os estudantes brasileiros, especialmente os mais carentes. Nesse contexto, o CONSED manifesta-se no sentido de aguardar o final desse ciclo da pandemia e de suspensão das aulas para que sejam definidas as datas das provas do ENEM 2020. Solicita ainda a ampliação do prazo para as inscrições e que, este ano, diante da pandemia, seja garantida a isenção da taxa de inscrição para todos os estudantes de escolas públicas, o que seria uma verdadeira estratégia de apoio a esses alunos.
Brasília, 1º de abril de 2020.
Conselho Nacional de Secretários de Educação.
Concordo plenamente, pois acho que ainda é cedo de mais pra se definir as datas de inscrições sabendo que o vírus ainda está aí a solta. Adimito, que perde a prova mais importante pra muitas pessoas é algo irreversível, sendo assim só bastaria que o governo disponibilizasse uma resposta mais viável a todos.
CurtirCurtir
Pingback: Coronavírus impõe novos desafios para a educação – Blog do Prof. Christian