
Escolas da rede estadual têm ofertado guia de estudos para auxiliar os alunos durante o período de isolamento social, forma mais eficaz, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de conter a proliferação do coronavírus (Covid-19). Um bom exemplo de auxílio aos estudantes vem do Centro Educa Mais Deputado Remy Soares, localizado no município de Presidente Dutra.
A agenda semanal de estudos, desenvolvida pela escola, consiste em um plano personalizado por turma e contém informações essenciais para orientação dos estudantes que estão no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e, especialmente, àqueles que não têm acesso à plataforma de ensino. Na agenda, estão disponibilizados o horário de estudos e acompanhamento dos professores por sala; conteúdos a serem estudados, páginas dos livros didáticos, adotados pela escola, que atende 100% dos estudantes, entre outras informações.
A utilização do WhatsApp para o compartilhamento de informações diárias sobre as atividades não presenciais facilitou o contato por se tratar de uma ferramenta popular. A escola criou grupo por turma, grupo de líderes, grupo dos pais/mães e responsáveis, de forma que todas as informações planejadas pela equipe escolar foram imediatamente compartilhadas.
A escola utilizou ainda outras ferramentas como o AVA, aderiu ao Google Sala de Aula (Google Classroom), onde cada estudante tem acesso a uma sala de aula por disciplina da sua série. É possível compartilhar documentos, links, vídeo aulas, e orientar os estudantes em suas atividades. Na primeira semana, a escola teve adesão de 85% dos estudantes e com a necessidade de atendimento aos outros 15%, o que resultou na criação da Agenda Semanal de Estudos.