As medidas de enfrentamento e combate ao coronavírus (Covid-19) fizeram com que todos os segmentos da sociedade se moldassem à atual situação. Com a educação básica, o cenário não é diferente. Atendendo às recomendações das autoridades de saúde, as aulas foram suspensas, mas a rotina não parou. A partir das intervenções dos professores que criaram salas de aula em ambientes virtuais, os estudantes da rede estadual de ensino puderam dar continuidade às suas atividades em casa com todo o apoio das ferramentas tecnológicas que vêm ressignificando as metodologias pedagógicas.
Na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as lives do programa Pré-universitário da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) são um dos carros-chefe na rotina de estudos em casa. De segunda a sexta-feira, sempre às 19h30, professores se revezam para dirimir dúvidas e prestar informações sobre as principais áreas de conhecimentos do Enem. Nos primeiros dias de transmissão no instagram @preuni.seduc, quase 2 mil pessoas acessaram a plataforma.
Participante assídua das lives, a aluna Suzany Carvalho, matriculada no Polo do Preuni do Colégio Estadual Monsenhor Olímpio Campos, em Itabaianinha, destaca a importância das lives em sua rotina de estudos. Dentre os benefícios, ela detalha que a aula a distância permite que o estudante adote estratégias para o pleno desenvolvimento da aprendizagem, como a utilização dos resumos e mapas mentais, otimizando a divisão dos assuntos.