
A segunda edição da roda conversa “Diálogos Formativos”, que integra a grade do projeto “Aula em Casa”, discutiu os desafios da escola e do professor no cenário de mudanças no século 21.
O professor-doutor em Ciências da Educação António Nóvoa, reitor honorário do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, e a professora Wilmara Monteiro, diretora do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), foram os convidados a debater o tema e responder questionamentos de professores da rede de ensino público do Amazonas.
A atividade foi ao ar ao vivo pela TV Encontro das Águas e pôde ser acompanhada, também, pela Internet, por meio do YouTube, e pelo aplicativo Mano.
Durante o bate-papo, Nóvoa analisou que as mudanças na maneira de ensinar já se mostravam necessárias há muito tempo. O modelo de partilhar experiência, pensar no coletivo e buscar um modelo diferente, que integra a tecnologia, no entanto, foi acelerado pela pandemia da Covid-19, que levou à suspensão de aulas presenciais em quase todo o mundo.