
Em mais uma webconferência temática, realizada nesta quinta-feira (21/05), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Educação Integral, orientou gestores e professores dos Centros de Ensino em Período Integral (CEPIs) sobre como manter as atividades de Estudo Orientado durante o regime especial de aulas não presenciais.
Mediado pela superintendente de Educação Integral da Seduc, Márcia Rocha, o encontrou contou com a participação da professora Gabriela Medeiros, do CEPI Sudoeste, de Goiânia. Na oportunidade, a professora compartilhou a sua experiência e deu dicas sobre como manter o Estudo Orientado durante a quarentena, auxiliando os estudantes a organizarem suas atividades.
“Ensinar a eles, ajudar a montar uma rotina de estudos é muito importante”, ressaltou Gabriela Medeiros. Para ela, é fundamental que os professores incentivem os alunos a estabelecerem um horário de estudos, com pausas e em um ambiente saudável, evitando a procrastinação e as atividades de última hora.
Para a superintendente de Educação Integral, Márcia Rocha, é preciso que o professor esteja ciente de que o objetivo principal é desenvolver a autonomia dos estudantes no âmbito do estudo. “Cabe ao componente Estudo Orientado estabelecer técnicas e rotinas para que os alunos atinjam essas competências. Não importa a dimensão socioeconômica desse estudante, importa como nós vamos trabalhar isso com ele”, afirma Márcia.