DISTRITO FEDERAL, GERAL

Educação do Distrito Federal garante seleção de professores substitutos para 2021

A Secretaria de Educação já tem sinal verde para a realização do processo seletivo simplificado (PSS) de professores substitutos para 2021. A autorização da pasta da Economia foi dada por meio da Portaria n° 201/2020. O processo terá validade de um ano, prorrogável por mais um.

Mais de 40 mil pessoas concorreram no último PSS, promovido em 2018. No ano seguinte, a seleção foi prorrogada para 31 de dezembro de 2020. Daí, a necessidade de se promover um novo processo simplificado. Os professores substitutos vão sendo chamados na medida em que surgem carências temporárias, tais como afastamento para estudos, licenças médica, prêmio e maternidade. São aqueles casos em que o professor titular da carreira magistério continua no exercício, porém, está afastado em caráter temporário.

Os substitutos recebem de acordo com os períodos trabalhados. Atualmente, o banco de temporários da Educação conta com mais de 25 mil professores para todos os componentes curriculares. Mas isto não significa que todos são chamados. Em média, a Secretaria de Educação conta com 10 mil professores por ano, no âmbito do Programa Educação sem Carência, que garante aos estudantes terem professores todos os dias em sala de aula, independentemente de afastamentos. Para isto, cabe ao diretor da escola pedir a substituição, por meio do sistema Khronos, implementado no começo de 2020, para facilitar e agilizar as eventuais substituições.

LEIA MAIS

Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s