
Já imaginou um projeto que leva obras literárias às crianças por meio do WhatsApp? Um grupo de professoras da rede estadual, sim. O objetivo do projeto Biblioteca Escolar Virtual é aproximar os alunos do 1º ao 5º ano de livros infantis e infanto-juvenis para desenvolver o interesse pela leitura, além dos livros didáticos.
As professoras atuam na área da Coordenadoria Distrital de Educação (CDE) 1, que envolve escolas das zonas sul e centro-sul de Manaus. A coordenadora adjunta do anos iniciais da CDE1, Sandra Regina Vieira, explica que as profissionais se preocuparam em levar leitura aos estudantes para incentivá-los neste período de pandemia e o aplicativo mensagens foi escolhido devido ao grande número de usuários e por ser mais fácil de os pais que não têm redes sociais acompanharem. Os conteúdos serão enviados nos grupos de pais e professores.
“Nós sabemos que quanto mais trabalharmos com a leitura, mais incentivamos, mais leitores teremos. Muitos desses alunos têm esse suporte apenas dentro da escola e quanto mais perto ficarmos, melhor será para eles mesmos. Os trabalhos serão divertidos, nada extenso, leituras curtas para prender mesmo e chamar a atenção deles”, diz Vieira.