
A fim de garantir que todos os alunos da rede estadual estejam devidamente munidos do livro didático, mesmo enfrentando um momento de pandemia, as escolas continuam mobilizadas com a entrega do material e o remanejamento para outras unidades de ensino, cujas ações são coordenadas pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por intermédio do Departamento de Apoio ao Sistema Educional/ Serviçode Apoio à Gestão (Seduc/Dase/Seage), e respeitam as medidas restritivas de prevenção à covid-19, com o distanciamento e higienização dos exemplares.
O material é ofertado por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que compreende um conjunto de ações voltadas para a distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, destinados aos alunos e professores das escolas públicas de educação básica do país. Com entrega diretamente aos pais ou responsáveis legais pelos alunos, a mobilização ocorre em todo o Estado.
Segundo a professora Eliane Passos, diretora do Dase, o processo de entrega beneficia os estudantes que não receberam o material didático antes da suspensão das aulas, previsto no decreto estadual. “Em suma, precisamos garantir que todas as escolas recebam os livros demandados. A partir disso, auxiliamos no remanejamento dos livros entre as escolas e estas, por sua vez, a entrega aos estudantes, conforme suas possibilidades”, frisou.