GERAL, PERNAMBUCO

Fred Amancio conversa sobre novo cenário da educação básica pós-pandemia

O secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio, participou, na última terça-feira (23), da live promovida pela ONG Todos pela Educação, no Youtube. O bate-papo girou em torno do tema “A educação básica no novo cenário: adaptação e transformação” e foi mediado pelo professor Olavo Nogueira. Além de Amancio, o encontro contou também com a participação da secretária estadual de Educação de Minas Gerais, Julia Sant’Anna e o secretário municipal de Educação de Salvador, Bruno Barral. 

Na ocasião, os gestores discutiram sobre o ensino remoto, os desafios e resultados colhidos pelas Secretarias, volta às aulas com foco na área sanitária e os desafios educacionais pedagógicos. Fred Amancio destacou, na oportunidade, a importância da continuação do processo de ensino-aprendizagem durante o período de isolamento social e a importância dos estudantes manterem o vínculo com a escola. “Nós temos a missão de não criar um sentimento de abandono nesse momento que pode, além dos efeitos psicológicos envolvidos na pandemia, trazer como consequência algo que já é um desafio para o país, que é o caso do abandono escolar e da evasão”, considerou Amancio.

Vale ressaltar que as aulas em Pernambuco estão suspensas desde o dia 18 de março por causa da pandemia provocada pelo novo Coronavírus. Nesse período, a Secretaria de Educação e Esportes do Estado criou mecanismos para que os estudantes da Rede Estadual não ficassem sem os conteúdos educacionais. Para ter acesso às aulas, os alunos tiveram a oportunidade de acessar gratuitamente a plataforma Educa-PE, lançado em 6 de abril, que disponibiliza materiais e transmite aulas ao vivo pela internet (YouTube e Facebook) e pela TV aberta, por meio de quatro emissoras parceiras (TV Pernambuco (TVPE), TV Alepe, TV Nova, TV Universitária) alcançando cerca de 80% dos alunos. Na internet, o conteúdo fica disponível para ser acessado a qualquer hora para revisão.

O Educa-PE é uma iniciativa que, em conjunto com outras ações pedagógicas, soma-se aos esforços de outras organizações para seguir apoiando os estudantes. O conteúdo é transmitido ao vivo na TV e na internet para o Ensino Médio e para o 9º ano do Ensino Fundamental, de segunda a sexta-feira, e conta também com reprises em horários alternativos. Para os estudantes do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental, as aulas são gravadas e disponibilizadas na internet todas as manhãs. 

LEIA MAIS

Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s