
O processo, os desafios e as estratégias para a elaboração de material didático foram trabalhados nos dois dias da oficina técnica realizada pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). A primeira etapa das atividades ocorreu na quinta-feira, 2, e encerra hoje, 9. Nesta quinta-feira, os participantes da oficina apresentam o resultado do seu trabalho.
A proposta da oficina, inicialmente, era direcionada à comissão para elaboração do material didático para o Programa Pátria Amada Mirim (PAM), a quem compete a elaboração, revisão, uniformização e editoração do material voltado ao eixo da Educação Ambiental, conforme diretrizes e regulamentação do programa. A comissão foi instituída por meio de portaria publicada no Diário Oficial do Estado de nº 5.563.
Realizada por meio de ambiente virtual, a formação foi estendida para outros profissionais que atuam na Seduc e trabalham com a elaboração de materiais didático, somando-se quase 50 pessoas. A oficina foi ministrada por Marcos Irondes Coelho, doutorando em educação na Amazônia e mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).
A coordenadora da comissão para elaboração do material didático do PAM, Fabrícia Neli Johann Martins, que é responsável pela Unidade Técnica Executiva de Meio Ambiente e Saúde (Utemas) da Seduc, explicou a proposta das atividades práticas realizadas nesta quinta-feira.
“Foram apresentados os ensaios de produção, por meio de grupos, seguindo um roteiro pré-determinado e as informações compartilhadas no primeiro dia. Hoje ocorre a apresentação do material produzido e a análise do material de outro grupo. É uma vivência do trabalho de elaboração e de avaliação de um trabalho externo”, explicou a coordenadora.