
Uma festa on-line seria impensável antes da pandemia. No entanto, os professores do Paraná mostraram que é possível, sim. No final do mês de junho e meados de julho, época de comemoração das festas de São João, diversos professores realizaram um arraial virtual com seus alunos.
Com a pandemia do Covid-19 e o isolamento social, as aulas presenciais passaram a ser lecionadas remotamente e os alunos estão estudando em casa. Muitos professores queriam proporcionar aos estudantes um tempo de qualidade comemorando uma festa típica da cultura brasileira, e as ferramentas on-line foram o meio perfeito para tal ação.
Jaqueline Fachin é professora de Arte no Colégio Estadual Euclides da Cunha, do Núcleo Regional de Foz do Iguaçu, e conta que estava trabalhando fotografia com os alunos quando viu uma possibilidade de também trabalhar a festa junina com sua turma. “Estava estudando fotografias antigas e achei que seria interessante juntar com o momento de festas juninas. A ideia deu muito certo e os alunos aderiram”, conta Jaqueline.
Ela propôs aos seus alunos que, em casa, produzissem uma festa junina com a família; tirassem fotos, em estilo de fotografias antigas, mostrando o resultado da ação. “Não precisava ser algo bem produzido, eu quis que eles tivessem um tempo de qualidade com as famílias. Mas eles se engajaram e fizeram um ótimo trabalho”, conta.
Em Cascavel, no oeste do Estado, professores também tiveram essa ideia, e a colocaram em prática com os alunos. A professora Eloísa Antunes, do Colégio Estadual de Educação Profissional de Cascavel, fez com seus alunos um arraial pelo Meet . “Chamei de Arraial do Classroom, e a ideia foi por uma semana inteira fazer encontros pelo Meet com os alunos caracterizados”, explica a professora.