
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) se reuniu no fim da tarde desta terça-feira (14) com o sindicato das escolas particulares (Sinepe) para tratar dos protocolos de retorno das aulas presenciais na rede particular de ensino. A reunião foi realizada on-line e deu continuidade aos encontros setoriais do Comitê de Volta às Aulas, iniciados na segunda-feira. A expectativa é que o plano seja fechado até o fim de julho. A data de retorno ainda não está definida e depende do aval da Secretaria da Saúde.
Participaram do encontro com a Secretaria da Educação a presidente do Sinepe, Esther Cristina Pereira, e a diretora de relações institucionais da entidade, Carmem Murara, que trouxeram a preocupação do setor para garantir um plano que possa ser cumprido por todas as escolas, levando em consideração as particularidades de cada instituição. As representantes apresentaram sugestões de protocolos internacionais e exemplos positivos usados em outras regiões do país.
Gláucio Dias, diretor-geral da Seed, destacou a importância dessas contribuições. “As conversas setoriais do Comitê têm sido muito produtivas. No caso das escolas particulares, tivemos muitas contribuições de como podemos fazer a verificação da temperatura, o distanciamento nas salas e também uma preocupação com as áreas da escola que normalmente reúnem muitas crianças”, destacou.
“Em suma, a preocupação de todos é a mesma: proteger todos – crianças, familiares e profissionais da educação. Por isso, estamos compilando todas as contribuições e vamos formatar um plano único que atenda tanto a realidade da rede pública de ensino, quanto das escolas da rede particular”, completou o diretor.