BAHIA, GERAL

Arte e poesia auxiliam na preparação para o ENEM e na superação do isolamento social na Bahia

O sarau virtual “Eu, você, nós ligados pela poesia” está mobilizando a comunidade escolar do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Áureo de Oliveira Filho, localizado em Feira de Santana. A atividade on-line tem o objetivo de envolver e aproximar toda a comunidade escolar e extraescolar, através da arte, e de revisar conteúdos voltados ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), durante a suspensão das aulas, decorrente da pandemia do novo Coronavírus. A ação proposta pelos professores da escola é realizada no Instagram da unidade (ceepaureodeoliveirafilho).

Oriundo do Projeto de Leitura do CEEP Áureo de Oliveira Filho – que foi iniciado em 2016, com a proposta de contribuir na formação de estudantes leitores e produtores de texto –, o sarau virtual é uma atividade interdisciplinar que envolve ações pedagógicas, por meio de diversas expressões artísticas, como poema, cordel, paródia, música, charge, desenho, e vídeo, visando contribuir para o bem-estar mental e social dos estudantes, professores, coordenadores, funcionários de apoio e gestores. As produções serão aproveitadas, posteriormente, nos projetos estruturantes da Secretaria da Educação do Estado, como o Tempos de Arte Literária (TAL), Festival Anual da Canção Estudantil  (FACE) e  Produção de Vídeos Estudantis (PROVE).

A professora de Língua Portuguesa, Adriana Bastos, que, juntamente aos colegas educadores Edvaldo Moraes, Roberta Azevedo, Salomão Gomes, Maria Rita Pinheiro e Daiana Ramos, está coordenando os trabalhos, fala sobre o sarau. “Estamos vivendo uma situação inusitada, porém não podemos desistir de buscar caminhos que possam nos fortalecer. Este projeto está nos possibilitando sair da rotina e ir ao encontro do encanto e da beleza, viver novas emoções e continuar aprendendo, melhorando a autoestima, diminuindo a angústia, o estresse e a ansiedade. A leitura é o caminho mais eficaz para desenvolver suas potencialidades, tanto pessoais quanto para atuar futuramente no mundo do trabalho. A tecnologia deve ser uma aliada no processo de leitura, principalmente neste momento de distanciamento físico”, destacou.

LEIA MAIS

Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s