
Com o objetivo de auxiliar os estudantes para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, localizado no município de Bom Jesus da Lapa, e o Colégio Estadual Professora Áurea dos Humildes Oliveira, localizado em Aporá, estão realizando uma série de atividades virtuais.
O projeto “Entre nó e laços, o ENEM é nosso” está em andamento no Colégio Modelo. Na primeira atividade, realizada nesta semana, o tema foi “Arte e suas linguagens”. A interação acontece através da plataforma Google Meet, pelo Google Classroom, com abordagem de conteúdos da área de Linguagens e suas Tecnologias. Também serão realizados simulados no Google Forms e disponibilizados links, livros didáticos e atividades práticas.
A estudante Joyce Soares, 17, 3º ano, aprovou a iniciativa. “Em tempos difíceis, como o que estamos vivendo, é de extrema importância estarmos juntos e unidos com o propósito de dar continuidade à nossa vida estudantil. Acho muito importante esse intensivo para o ENEM, pois é uma nova forma de nos ajudar a seguir em frente de uma maneira diferente. Este projeto, com certeza, irá fortalecer o nosso aprendizado, pois todo esforço e dificuldade enfrentados agora serão lembrados futuramente por todos nós”.
Já no Colégio Estadual Professora Áurea dos Humildes Oliveira, localizado em Aporá, os estudantes estão participando do projeto “ENEM virtual”, que, além dos professores da escola, também conta com o apoio de professores parceiros da comunidades. As aulas virtuais acontecem em datas pontuais, através da plataforma Google Meet, e são abertas para estudantes egressos. Os estudantes recebem roteiros de estudos para estudar durante toda a semana, além de indicações de videoaulas, filmes, referências bibliográficas e artigos. Outra ação é o “Plantão de dúvidas”, por meio do qual os professores tiram dúvidas dos estudantes através de grupos de WhatsApp, separados por áreas.