
Dezessete de março de 2020. Exatamente nessa data, o governo do Acre decretava a suspensão das atividades nos órgãos públicos, principalmente nas escolas, cujo ano letivo havia iniciado no dia 10 de fevereiro. Era a pandemia que começava a fazer suas vítimas, inclusive no Acre.
Mas o governo não ficou parado. A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Diretoria de Ensino, logo procurou meios para que se continuasse com o ano letivo. E foi assim que surgiu a ideia criar um programa para que os alunos, remotamente, pudessem continuar estudando e aprendendo.
Assim, foi criado na SEE o Departamento de Mídias Digitais, cuja finalidade maior era contribuir com a gravação de vídeos e audioaulas que seriam, posteriormente, retransmitidas aos estudantes, inclusive nos recantos mais remotos do estado. Nascia o programa Escola em Casa.
As gravações se iniciaram logo no mês de abril, e no dia 22 de junho o primeiro programa ia ao ar pela AmazonSat, filiada à Rede Amazônica de Televisão. Disponível em 18 municípios acreanos, a emissora pode ser acessada, em Rio Branco, pelo canal 31.1.