
O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Pedro Mendes Pessoa, 18ª GRE, é um bom exemplo de como as escolas da rede estadual do Piauí têm conseguido se reinventar, mesmo em um contexto tão adverso provocado pela pandemia de Covid-19. A escola, que tem cerca de 90% de seus estudantes residindo na zona urbana de Beneditinos, trabalhou com os regimes remoto e híbrido em 2020 e viu a procura por matrícula aumentar em 2021.
Uma gama de ferramentas tecnológicas a serviço da educação, como Canal Educação, Centro Piauiense de Mídias, Google Classroom, Google Meet, iSeduc, Whatsapp, impressão de material e principalmente a criatividade de professores e alunos têm feito a diferença no início do ano letivo de 2021, fazendo com que o estudante retorne à ala de aula e dê continuidade a seus estudos.
Um desses exemplos de criatividade é o professor de Artes da escola beneditinense, Antônio Filho. Em suas aulas, o professor produziu com seus estudantes um vídeo expositivo das atividades artísticas desenvolvidas por cada um em suas casas.