
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), está renovando investindo em tecnologia de ponta e renovando o Parque Tecnológico da Educação Estadual para acelerar o processo de melhoria do ensino híbrido. Os investimentos da ordem de R$ 31.412.775,48 fazem parte do projeto do governo para qualificar a educação, bem como promover melhorias para a comunidade escolar no retorno gradual das aulas presenciais e continuação do ensino híbrido.
A aquisição dos equipamentos e serviços estão sendo realizados por lotes, com o intuito de promover melhoria da infraestrutura, qualificação de acesso e agilidade da rede wi-fi, implantação de rede segura e fibra ótica, aquisição de computadores e impressoras e equipamentos gerais. Há recursos a serem aplicados em solução de segurança, datacenter pré-fabricado (implantação de solução integrada de computação, armazenamento de dados, redes, atualização da solução de backup), e internet patrocinada para professores e estudantes.
Para o secretário da Seduc, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, a entrega de novos equipamentos, sobretudo na melhoria da solução de rede, visa à qualificação da educação a curto e longo prazo. Ele explica que, por conta da pandemia, no início do período das aulas não presenciais havia desafios na infraestrutura das escolas, e que isto fez com que a Seduc acelerasse os investimentos em tecnologia. “Estamos fazendo esse grande investimento tecnológico para modernizar as nossas escolas ainda mais e oferecer aos nossos estudantes recursos para que eles desenvolvam seus trabalhos, pesquisas e estudos. Isso trará também aos professores e servidores das escolas ferramentas para melhorar as atividades desenvolvidas nas unidades de ensino”, declara.