GERAL, RONDÔNIA

Escolas estaduais iniciam ano letivo com aulas remotas em Rondônia

Nesta segunda-feira dia 22 de fevereiro o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, declarou aberto o Ano Letivo 2021 na Rede Estadual de Ensino em transmissão feita diretamente pelo Canal da Mediação Tecnológica (RO), em Porto Velho, onde são produzidas e transmitidas aulas de forma virtual. As aulas nos estabelecimentos de ensino do Estado acontecerão de forma remota em virtude da pandemia do coronavírus.

A Escola de Mediação Tecnológica conta com três estúdios para que os professores produzam conteúdos dinâmicos. Essa é uma estratégia do Governo de Rondônia, para manter os estudantes conectados com o ensino de excelência, que se mostrou essencial neste período que as aulas presenciais foram suspensas para preservação da vida da comunidade escolar e seus familiares.

Desde março de 2020, o Poder Executivo adotou a medida de suspender as aulas presenciais e investiu no ensino por meio da mediação tecnológica. Para 2021, ainda é necessário adotar a mesma postura, mas a equipe técnica da Educação já estuda novas estratégias para que o retorno das aulas presenciais aconteça de forma segura, o que depende do avanço da vacinação contra a Covid-19 em Rondônia.

Melhor educação da Região Norte – “Eu confio na Educação de Rondônia, que conquistou o melhor desempenho do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da região Norte. Em 2020, ano de pandemia, foi preciso adotar os cuidados devidos e agir rapidamente, suspendendo as aulas presenciais. Nós estamos ansiosos para que as aulas presenciais retornem, mas isso só vai acontecer de forma segura, enquanto isso estamos preparando nossas escolas e contando com a tecnologia para levar o ensino aos nossos estudantes’’, afirma o governador.

O Governo de Rondônia investiu mais de 26% do orçamento em Educação no ano passado. ‘‘Fizemos muito nesta pandemia, dei ordem para acabar com as salas de aulas de lata, as de contêineres, e construir salas de aulas de concretos, adequadas para o ensino, dando dignidade aos nossos professores e alunos. Compramos ônibus interestaduais para que nossos alunos aprendam mais, conhecendo pontos históricos do nosso Estado. Adquirimos laboratórios e ainda pensamos em nossos estudantes, que têm na merenda escolar a principal refeição, e criamos o Cartão Alimentação Escolar’’, disse Marcos Rocha.
Somado a isso, são inúmeros reparos, reformas e construções acontecendo em escolas da rede estadual de ensino em Rondônia.

Plano de retorno às aulas presenciais – A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) planeja de forma estratégica o retorno das aulas presenciais com critérios seguros. De acordo com o secretário da Seduc, Suamy Vivecananda, neste primeiro momento, as aulas retornam de forma remota, mas o planejamento é que, quando houver segurança sanitária, as aulas retornem de forma escalonada, com professores que não estão em grupo de risco.

Atualmente, 90% das escolas já implantaram lavatórios para higienização das mãos e 13 carretas fazem a distribuição de álcool em gel nas escolas estaduais. ‘‘É um planejamento aliado à proporção que a população for vacinada’’, assegura o secretário.

Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s