RECURSOS E PLATAFORMAS

IMPORTANTE:

O CONSED NÃO ATESTA A QUALIDADE DOS SERVIÇOS ABAIXO. OS PRODUTOS SÃO GRATUITOS OU ESTÃO COM ALGUM BENEFÍCIO ESPECIAL PARA O MOMENTO. A LISTA FOI FEITa COLABORATIVAMENTE E ESTÁ EM EXPANSÃO. para sugerir uma solução, entre em contato pelo E-MAIL ASCOM@CONSED.ORg.br COM O TÍTULO [LISTA DE SOLUÇÕES] + NOME DA SOLUÇÃO

FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO

  • Google Meet — Plataforma de videochamada do Google
  • Zoom — Plataforma de videochamada
  • Samba Tech — Plataforma de gestão de vídeos e aprendizagem online

PLATAFORMAS PARA ORGANIZAÇÃO DE AULAS E ATRIBUIÇÃO DE TAREFAS

  • Google Classrom — Sistema de gerenciamento de conteúdo para escolas que procuram simplificar a criação, a distribuição e a avaliação de trabalhos.
  • Microsoft Teams — Plataforma de gestão de times e tarefas
  • Padlet — Permite na conta gratuita a criação de três murais. Além de permitir upload de todo o tipo de mídia e documento, viabiliza o envio de tarefas por parte dos alunos.
    A versão padrão é gratuita para uso
  • Goconqr — Um conjunto integrado de ferramentas de criação de conteúdo para cada etapa da jornada de aprendizagem
    Existe um plano básico gratuito
  • Classcraft — Plataforma que apresenta a estrutura para organização de disciplinas e atividades variadas como flashcards, quiz, mapas mentais, slides e notas.
    Plano básico gratuito
  • Classdojo — Um aplicativo gratuito para professores, permite publicação de atividades, criação de portfólio, envio de tarefas pelos alunos e o acompanhamento dos pais.
    Plano básico gratuito
  • Fabapp, a Fábrica de Aplicativos — Plataforma que permite criar um aplicativo sem programação. (Acesse a plataforma: fabapp.com). Está sendo utilizada pela Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, que desenvolveu um app de atividades escolares (acessar)

CONTEÚDOS ALINHADOS À BNCC

Inglês

  • ChatClass — Assistente digital para prática de Inglês.
    Startup oferece curso de inglês pelo WhatsApp. Até o dia 17/04 os conteúdos de inglês estão liberados

Língua Portuguesa

  • Árvore de Livros — Plataforma de leitura digital, com acervo variado, que visa engajar, desenvolver habilidades leitoras e senso crítico dos estudantes.
    A versão gratuita da plataforma terá acervo reduzido e vagas limitadas. Para que mais escolas, professores e alunos tenham acesso à leitura sem sair de casa, limitamos a participação de 01 ano escolar por instituição. A plataforma aberta da Árvore neste movimento irá garantir a disponibilização de 1 livro por semana + obras de domínio público, possibilitando a aplicação de atividades à distância. A disponibilização gratuita estará disponível de 30/03 a 31/05
  • Letrus Plataforma de melhoria de escrita e redação.
    Inscrições de escolas até 25 de março para receber acesso gratuito à plataforma em abril e maio

Matemática

  • Khan Academy — Conteúdo e recursos de todos os cursos e níveis, criados por especialistas.
    O acesso a plataforma da Khan Academy é totalmente gratuito
  • Matific — Recursos online para o ensino de matemática para escolas. Foco em melhorar habilidades fundamentais, tal como adição, subtração, divisão e multiplicação e muito mais.
    O acesso de cortesia (inicialmente até 60 dias) é valido para todos as escolas afetadas pela suspensão de aulas
  • Mangahigh — A Mangahigh é uma plataforma educacional adaptativa para o ensino-aprendizagem da matemática da educação básica.
    O acesso de cortesia (inicialmente até 60 dias) é valido para todos as escolas afetadas pela suspensão de aulas
  • Educacross — Plataforma de Ensino-Aprendizagem e Avaliação de Lógica e Matemática. A Educacross oferece mais de 1.500 jogos envoltos em dinâmicas de gamificação adaptativa para que os alunos aprendam enquanto jogam.

Ensino Médio e ENEM

  • Stoodi — Plataforma de educação online que oferece conteúdo de todas as disciplinas do Ensino Médio, com foco na preparação para Enem e Vestibulares.
    A versão gratuita dá acesso ao catálogo com mais de 5 mil videoaulas de todas as disciplinas e também ao banco de exercícios com mais de 30 mil questões com resolução passo a passo em vídeo.
  • Redação Online — Plataforma de correções de redação para o ENEM, vestibulares e concursos, com acompanhamento de especialistas treinados e certificados.

Educação Física

  • Impulsiona— O Impulsiona oferece conteúdo de Educação Física para que professores, alunos e famílias se mantenham ativas durante a paralisação do coronavírus. Todas as atividades propostas podem ser feitas dentro de casa e com materiais adaptados. São jogos, brincadeiras e exercícios físicos para todas as idades. Além disso, educadores que queiram aproveitar a quarentena para estudar têm a disposição cursos online, gratuitos e certificados de Educação Física.

AULAS E CURSOS ONLINE

  • Aulas Solidárias (Profes) — o Profes lançou a Campanha Aulas Solidárias: são mais de 500 professores que se prontificaram a dar mais de 1.200 aulas GRATUITAS ao vivo e online na Sala Profes.
    São aulas em diversos horários, diariamente das 6hs as 22hs em todos campos do conhecimento. Basta acessar página, procurar por disciplina, por nível ou por horário, entrar na sala de aula virtual no horário da aula e assistir gratuitamente.
  • Faber Castell — Plataforma de aprendizagem criativa e desenho
    Cursos do combo #EmcasacomFaberCastell gratuitos de 19/03 a 19/04.

CONTEÚDOS

  • Aprendizap — Ferramenta gratuita de estudo por WhatsApp ajuda alunos do 6º ao 9º ano nos estudos durante a quarentena.
    O Aprendizap oferece roteiros de estudos semanais para alunos, das disciplinas dos anos finais. O conteúdo é adaptado por um grupo de professores, alinhado BNCC e pensado para engajar os alunos neste período. Para acessar basta acessar o endereço aprendizap.com.br ou enviar um “oi” para o número (11) 97450-6763 e começar a receber as instruções. O estudante receberá uma trilha de 10 conteúdos para estudar por semana, incluindo textos, vídeos e exercícios.
    Como a maior parte dos planos básicos de operadoras concede acesso ilimitado ao Whatsapp existe um enorme potencial de alcance e pode ajudar a minimizar os impactos do novo coronavírus na educação O Aprendizap é 100% gratuito e foi viabilizado pela Fundação 1Bi, a Fundação Lemann e a Imaginable Futures
  • SAS Educação — O SAS é uma plataforma de educação que desenvolve conteúdo, tecnologia e serviços para mais de 780 escolas em todo o Brasil
    A partir do dia 20/03, diariamente, aulas ao vivo estarão disponíveis no canal do YouTube do SAS, para facilitar a interação com os professores, simulando a realidade presencial. A partir de segunda-feira (23), as aulas do Ensino Fundamental vão ter início às 8h. Já para o Ensino Médio, o começo será às 14h. As aulas, bem como informações sobre a grade de disciplinas e um plano de estudo complementar, também estarão disponíveis neste endereço.
  • YoutubeEdu — Os conteúdos disponíveis são voltados para os níveis de Ensino Fundamental e Ensino Médio, englobando as disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências (Química, Física e Biologia), História, Geografia, Língua Espanhola e Língua Inglesa.

PLATAFORMAS COM FOCO NA APRENDIZAGEM

  • Kinedu — é um aplicativo de desenvolvimento infantil para crianças de 0 a 4 anos, que sugere atividades baseadas na ciência do desenvolvimento, para que os pais possam brincar com seus filhos e impulsionar seu desenvolvimento – um serviço adequado para dar continuidade às experiências de aprendizagem em casa.
    Em resposta ao fechamento das escolas no Brasil e no mundo, o Kinedu está oferecendo seu aplicativo GRATUITAMENTE até 15 de Abril no mundo todo. A assinatura anual normalmente custa R$ 179,90, e pode ser acessada por qualquer navegador, na App Store, da Apple, e no Google Play em três idiomas: Português, Inglês e Espanhol
  • Inventeca StoryMax — Plataforma mobile de criação e contação de histórias a partir da interpretação oral de livros de imagem. Trata-se de uma ferramenta para reforçar laços familiares (presencialmente ou não, usando o compartilhamento) e ajudar a desenvolver a linguagem e a capacidade narrativa das crianças com idade entre 4 e 10 anos.
    Irá disponibilizar o sistema de compartilhamento de histórias criadas na plataforma também para usuários free. Usuários free podem criar infinitas versões para 3 das histórias da plataforma; agora poderão também compartilhar. Essa funcionalidade gratuita fica disponível a partir de 21 de março e até o fim de abril, com possível extensão.
  • Alfa e Beto — Jogos para ajudar o aluno na alfabetização, matemática e desenvolvimento da fluência de leitura
    Todos os apps disponiblizados gratuitamente.
  • Qranio — Plataforma de aprendizagem via mobile com base em gameficação
    Irá disponibilizar gratuitamente, durante três meses, sua plataforma para que professores, escolas públicas e privadas possam continuar suas atividades à distância com seus alunos até a normalização das aulas.