
As atividades não presenciais estão a todo vapor entre os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Colégio Estadual do Espírito Santo, em Vitória. A professora de Altas Habilidades, Simone Clarindo, está colocando em prática o projeto “Música na Escola”, utilizando ferramentas digitais durante o período de distanciamento social.
“Para manter a interação com os alunos, eu projetei uma atividade na perspectiva da aprendizagem sobre a história dos ritmos e gêneros musicais no Brasil. Fiz a orientação através de um grupo de WhatsApp, que é a ferramenta que a gente vem utilizando para essa comunicação. Passei o conceito de ritmos e gêneros musicais, suas diferenças e sugeri que produzissem vídeos contando sobre o ritmo escolhido por eles”, contou a professora.
Os alunos produziram vídeos de forma prática e teórica, como explicou Simone Clarindo. “A parte teórica foi o incentivo à pesquisa sobre o gênero musical, em que a gente consegue direcionar o aluno a pesquisar e praticar o que aprenderam. Envolve as disciplinas de História e Geografia: na História, que conta sobre a música no Brasil e na Geografia, como se compreende nas regiões predominantes, cada gênero musical. Eu vejo esse projeto com grande formação de abrangência dos alunos na música brasileira”, afirmou.