
As escolas estaduais de Sergipe trabalham em pleno vapor para a operacionalização e planejamento das atividades letivas não presenciais. Expedida e publicada na última quinta-feira, 28, a portaria nº 2235/2020 da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) regulamenta, em caráter excepcional, a oferta de atividades escolares não presenciais a serem desenvolvidas nas unidades de ensino da Rede Pública Estadual, computadas como carga horária mínima anual obrigatória, durante o período em que permanecer o decreto governamental suspendendo as atividades educacionais presenciais.
De acordo com a professora Ana Lucia Lima, diretora do Departamento de Educação (DED), a adesão da escola é o primeiro passo para a realização das Atividades Escolares Não Presenciais. As equipes de gestão e pedagógica deverão, coletivamente, decidir para que todos abracem a proposta. “Após a adesão, é importante que a escola estabeleça alguns dias para seu planejamento antes de iniciar as Atividades Escolares Não Presenciais, observando os meios, recursos e estratégias conforme a realidade de cada escola, dos estudantes e professores”, explicou.
Ainda segundo ela, a Seduc disponibilizou suporte pedagógico para o planejamento e realização dessas ações, com sugestão de material didático, videoaulas, planos de aulas, atividades para os estudantes, relatos de práticas escolares e diversos conteúdos que estão disponíveis no Portal Estude em Casa (www.seduc.se.gov.br/estudeemcasa) para auxiliar as unidades de ensino e seus professores. “Cada escola sabe da sua realidade e tem autonomia para planejar atendendo às suas especificidades”, frisou a diretora do DED.