
O Colégio Estadual Antônio Garcia Filho, localizado na cidade de Umbaúba, tem se destacado em eventos científicos, competindo com alunos do Estado de Sergipe e fora dele. Desta vez, os alunos Nallanda Victoria, Adriel Ribeiro e Gabrielle Silva dos Santos, do 2º e 3º anos do ensino médio, tiveram mais duas conquistas com o projeto “Casa de Farinha: da mandioca ao bioplástico”. O trabalho foi contemplado com as duas primeiras colocações na Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC), que aconteceu de forma online, entre os dias 26 e 28 de junho.
Orientados pela professora Darcylaine Martins, eles conseguiram o 1º Lugar no prêmio InnovaLab e o 2º lugar na categoria Ciências Agrárias. O projeto já havia sido premiado anteriormente na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). A professora explica que após a participação na Febrace, o grupo foi aconselhado a fazer mais testes laboratoriais com o protótipo. A aluna Júlia Nunes, que fazia parte do projeto, não pôde dar continuidade, pois agora é universitária. Assim, a estudante Gabrielle Silva entrou para a equipe, e os alunos concluíram o projeto, representando Sergipe na FBJC.
“O projeto foi muito elogiado durante a apresentação. Estou muito orgulhosa dos nossos jovens cientistas que, mesmo diante das dificuldades, conseguiram desenvolver um excelente trabalho na área científica. Essas participações em feiras científicas nacionais colocam nosso Estado em evidência na área de pesquisa da educação básica, e outros alunos começam a se interessar”, declarou a professora Darcylaine Martins.